5 motivos que tornam o empréstimo consignado a melhor opção de crédito pessoal

O crédito consignado é uma operação de crédito pessoal destinado para Aposentados e Pensionistas do INSS, Servidores Públicos, Forças Armadas e Empresas Privadas conveniadas. Uma linha de crédito que nasceu com o intuito de permitir o acesso a dinheiro rápido, fácil e justo a milhares de brasileiros excluídos do sistema financeiro nacional. Hoje, o consignado é um crédito para toda a nação, sem distinção de classe social e renda.

Afinal, o consignado já se consolida como sendo a principal e a melhor linha de crédito pessoal existente no país onde não há necessidade de alienação de qualquer bem. E com isso, é um importante impulsionador da economia, injetando bilhões e bilhões de reais nas mãos de cidadãos brasileiros todos os anos.

E é através do consignado que todos os dias, e cada vez mais, sonhos se transformam em realidade e que dívidas caras, que tiram o sono, em soluções mais acessíveis e que cabem no bolso.

Mas por que escolher o crédito consignado e não as outras linhas de crédito pessoal disponíveis no mercado?

Separamos 05 motivos que tornam o consignado tão vantajoso. 

DESCONTO DIRETO EM FOLHA DE PAGAMENTO

Ao contratar alguma modalidade de crédito ou cartão consignado, saiba que o desconto relativo as parcelas serão realizadas automaticamente e mensalmente direto da folha de pagamento ou benefício até a liquidação total do contrato.

Isso mesmo, não é preciso de deslocar a uma agência bancária, lotérica ou o próprio app do seu Banco para pagar mês a mês as prestações devidas. O seu empregador ou órgão responsável pelo pagamento do seu salário ou benefício fará o desconto já em folha e repassará para a instituição financeira em data devidamente acordada em contrato.


Significa dizer que sua dívida, havendo margem para o desconto total da parcela, sempre estará em dia, sem riscos de haver encargos e outras tarifas por não pagamento na data de vencimento.

Essa característica é uma das principais do crédito consignado, e é a que torna todas as outras vantagens do produto acessíveis, afinal, o risco de inadimplência ou atraso no pagamento é extremamente baixo. 

SEM CONSULTA AO SPC/SERASA

O crédito consignado é pré-aprovado e depende da disponibilidade de margem consignável para ser efetivado. Isso significa dizer que todo o público alvo do consignado depende basicamente de uma condição importante: possuir o valor da parcela contratada ainda disponível do limite máximo da renda que pode sofrer descontos de consignação. Hoje, em quase 100% dos convênios é de 35% da renda, onde 30% são para empréstimo consignado e os outros 5% para descontos provenientes de despesas com cartão de crédito.

Dessa forma, o consignado pode ser contratado e aprovado até mesmo para pessoas que estão negativadas, com registros no SPC ou Serasa. Este público teria grandes dificuldades em contratar um crédito pessoal comum com pagamento no boleto bancário, por exemplo, e assim teriam seus sonhos e projetos de vida cada vez mais adiados.

Muitos Aposentados e Pensionistas do INSS e Servidores Públicos buscam o crédito consignado para solucionar suas pendências financeiras com outras linhas de crédito mais caras, como cheque especial e rotativo de cartão de crédito comum. E se não houvesse a possibilidade do consignado, talvez jamais conseguiriam solucionar situações assim, afinal, o mercado é limitado quando a pessoa possui alguma restrição ou até mesmo um histórico de sua vida financeira não tão boa.

SEM GARANTIAS REAIS

No consignado, pelo fato do desconto ocorrer mensalmente na folha de pagamento ou benefício, o cliente não precisa informar ou alienar algum bem como garantia, seja veículo ou imóvel.

A garantia do pagamento das prestações é o próprio salário do cliente. Com isso, as operações de crédito consignado são analisadas e pagas mais rapidamente, dependendo apenas da existência da margem consignável e confirmação por parte da instituição financeira e o órgão responsável. 

PRAZOS LONGOS PARA PAGAR

O prazo de parcelamento é maior que outras linhas de crédito pessoal. Enquanto no crédito pessoal por boleto o prazo chega no máximo em 24 parcelas, no consignado, muitas vezes o cliente sai com dinheiro em até 48h e pode parcelar em até 96 meses.

Abaixo uma lista de alguns convênios e os prazos máximos previstos:

  • INSS – 84x
  • Federal / SIAPE – 84x
  • Marinha – 72x
  • Governo de Santa Catarina – 96x
  • Prefeitura de São Paulo – 96x
  • Governo de São Paulo – 96x

A escolha do prazo do contrato é uma opção do cliente. Quanto maior o prazo, menor é a parcela a ser paga. Porém, maior serão os juros da operação. Por isso, é sempre importante entender qual a situação financeira do momento, optando por mais prazo e parcelas menores, ou menos prazo com parcelas mais altas, porém menos juros.

O importante é saber que o desconto das parcelas não ultrapassa o limite máximo da margem consignável do convênio. 

MENOR TAXA DE JURO DO MERCADO

Sem dúvidas, a “cereja do bolo” do crédito consignado é a taxa de juro super baixa.

Em um país como o Brasil onde a taxa média do crédito pessoal está em torno de 15% ao mês, encontrar taxas de juros de 0,99% ao mês é possível no consignado.

Quando o empréstimo consignado é para servidor público civil e militar ou aposentado e pensionista do INSS, a taxa teto nas operações de crédito consignado é estabelecida através de resoluções que alteram as instruções normativas publicadas pelos órgãos responsáveis. Dessa forma, as instituições financeiras conveniadas não poderão praticar taxas nominais acima da taxa teto estabelecida pelo convênio.

Com taxas baixas, as parcelas ficam justas e cabem no bolso de quem contrata o consignado. Por isso, dia a dia o consignado vem se consolidando e sendo a melhor opção de crédito pessoal no país.